Alburrica, Ponta do Mexilhoeiro, Quinta do Braamcamp,

Assunto

JORNADAS DO PATRIMÓNIO CULTURAL DO BARREIRO

Descrição

Toda esta zona é constituída por duas pequenas penínsulas, formadas por aluviões e consolidadas sobre ostreiro, com ocupação provável desde o neolítico, de acordo com os achados em pedra, recolhidos nos anos 60 (pesos, machados, furadores), e compreendendo duas praias, um antigo sapal, onde marinhas de sal deram origem a 4 caldeiras , servindo 4 moinhos de maré. Os moinhos de maré eram pequenos complexos que compreendiam a casa da moagem, o armazém, a casa do moleiro, o cais de embarque, o barco do moinho e a caldeira. No seu todo cada moinho era um pequeno complexo industrial, povoado por gente especializada em diferentes ocupações: moleiro, ajudante de moleiro, feitor, rendeiro, carregador, arrais e companheiro do barco do moinho...

Criador

Direitos

português

Identificador

Alburrica, Ponta do Mexilhoeiro, Quinta do Braamcamp

Ficheiros

1º jornada.pdf

Citação

Associação Barreiro Património Memória e Futuro, “Alburrica, Ponta do Mexilhoeiro, Quinta do Braamcamp,
Zona Classificada como Sítio de Interesse Municipal,” Arquivo Barreiro, acedido 26 de Abril de 2024, https://arquivo.associacaobarreiropatrimonio.pt/items/show/32.

Formatos de Saída

Document Viewer